quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Origem do slackline e sua pratica!

Não existe nenhuma informação 100 % aceitavel sobre a verdadeira origem do slackline.Uns dizem virem da corda bamba do circo e outros do chain-surf (surf na corrente onde o praticante esqulibra-se sobre correntes de ferro).

Mas a adoção do nome do esporte SLACKLINE,a pratica e as criações de suas modalidades,originaram-se em meados dos anos 80 nas montanhas do parque nacional de Yosemite Los Angeles,EUA,por um grupo de montanhistas que quando as situações climaticas não lhes permitiam escalarem as montanhas,e entediados pela espera de melhoria do clima,alguém teve a ideia de amarrar fitas tubulares de escalada em 2 pontos de arvores presos a mosquetões e tentar se equilibrar.

Parque nacional de Yosemite,a terra mãe do slackline!















A pratica do slackline.
Slackline pode ser praticado por todos (desde que a pessoa não tenha sérios problemas de joelhos e coluna) e sem limite de idade e peso (já que o equipamentos aguentam entre 2 a 3 toneladas).A sua pratica inicialmente precisa ser checado pelo o item segurança .

Segurança inicial da catraca.
A catraca deve estar totalmente travada,afim de evitar uma queda brusca pois se a catraca não tiver totalmente travada,corre o risco dela soltar a fita e aí a queda é na certa.Na hora de desmontar a catraca,é importante não colocar a mão na parte lateral da catraca que parece uma serra,pois a pressão que o equipamento faz é tremenda e com a mão nessa serra,corre o risto de cortar essa parte.O ideal para iniciantes,é ter alguém experiente para instalar e ensinar como usar a catraca.Também pode se ultilizar mosquetões de escaladas para instalar as fitas sobre 2 superficies,obviamente sabendo manusear tais itens.

Na foto no caso a catraca esta destravada,tem que descer ela,segurando pela alça e pela trava.













Fitas de slackline.
É extremamente essencial para a pratica do esporte,um equipamento adequado.Fitas de amarrar cargas de caminhão (onde se tem um gancho de latão) não é recomendável,o ideal para garantir a segurança,é ter um equipamento realmente feito para slackline.
As fitas tem de espessura algumas medidas tais como:25 mm,35mm e 50mm.

25 mm é super fina e ideal para distancias longas.













35 mm é boa para iniciantes (varia do gosto de cada pessoa).













50 mm é a espessura usada principalmente para trickline.















Iniciando o ato de andar de slackline.
O ideal para iniciar o esporte,é montar a fita abaixo no nível da cintura (afim de evitar acidentes numa possivel queda),subir na fita com os pés bem retos a fita,olhar para um ponto fixo a frente,levantar os braços um pouco acima da orelha,dobrar um poucos os joelhos de forma que o peso seja bem jogado pra baixo,deixar a barriga e ombros retos e pratica...muita pratica!
Slackline no inicio é complicado,mas com insistência,força de vontade e repetições se aprende,cada pessoa num ritmo diferente de outra!

Slackline para todos encerra se a materia,abraços e uma vida saudável e com slackline como companhia!Não deixe de comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário